Buraco Negro

Estou com preguiça de escrever mais um “episódio” das raças de Senhor dos Anéis. Então, enquanto não me animar para isso e para não deixar o blog morrer, vou falar sobre outras coisas.

Quando eu era criança, sempre pensei: se eu fosse sugada por um buraco negro, o que encontraria? Continuaria em órbita até meu oxigênio acabar? Seria sugada para outra dimensão? Encontraria perigos jamais vistos?
Então depois de alguns anos, resolvi saciar minha curiosidade infantil. Sim, nerd. Mas infantil.

Buracos negros.
Na visão científica atual, buracos negros são corpos dotados de uma gravidade tão grande que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar deles. Isso, obviamente, torna impossível que se observe um buraco negro diretamente. Mas os cientistas conseguem detectá-los graças ao efeito que sua enorme força da gravidade exerce sobre toda a matéria que está ao seu redor.
Mas Thibault Damour, dos Instituto de Altos Estudos Avançados da França e Sergey Solodukhin, da Universidade de Bremen, Alemanha, afirmam que os buracos negros podem ser "buracos de minhoca", verdadeiros portais que podem levar viajantes espaciais de um ponto a outro do universo ou até mesmo de um universo a outro.

Explicação mais técnica:
Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz (299.792,458 km/s, equivalente a 1.079.252.848,8 km/h). Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro" (cor apar
ente de um objeto que não emite nem reflete luz, tornando-o de fato invisível). A expressão "buraco negro", para designar tal fenômeno, foi cunhada pela primeira vez em 1968 pelo físico americano John Archibald Wheeler, em um artigo científico histórico chamado The Known and the Unknown, publicado no American Scholar e no American Scientist. O termo "buraco" não tem o sentido usual, mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos.
Teoricamente, o "buraco negro" pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronômico (alguns com dias-luz de diâmetro, formados por fusões de vários outros), e com apenas três características: massa, momento angular (spin) e carga elétrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (diz-se por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que, depois de formado, o seu tamanho tende para zero, isso implica que a "densidade tenda para infinito".


Buraco negro estelar
Um buraco negro estelar é formado pelo colapso gravitacional de uma estrela gigante no fim de sua vida. A descoberta foi relatada na última edição da revista Nature.
De acordo com os cientistas, o achado é notável porque os modelos que explicam a formação desse tipo de buraco negro dificilmente poderiam produzir algo com mais de dez vezes a massa solar. A descoberta tem implicações intrigantes para a evolução e o destino das estrelas gigantes.
Outros buracos negros supermassivos encontrados nos centros de praticamente todas as galáxias têm massas milhões ou bilhões de vezes maiores do que a do Sol, mas não são do tipo estelar.


Super Buraco Negro
Um grupo internacional de astrônomos localizou um buraco negro estelar de proporções excepcionais em órbita em torno de uma estrela gigante. Com massa 16 vezes maior do que a do Sol, trata-se do maior buraco negro estelar conhecido.

Acho que eu morreria mesmo.....

4 comentários:

? disse...

vc realmente pensava nisso quando criança? Eu acho que eu só pensava no próximo episódio de ursinhos carinhosos xD

PurpleFoot disse...

Pior que pensava.
Adorava as historinhas do Astronauta e fui duas vezes quando criança ao planetário...o que ativou ainda mais meu interesse.
Adoro o espaço *.*

? disse...

Nunca fui ao planetário.....Eu não tive infância T-T

PurpleFoot disse...

NAO??? O.O
nao sabe o q esta perdendo U.U

Postar um comentário