Senhor dos Anéis



Vi novamente a trilogia há uns três dias e percebi o quanto sou fanática pelo mundo de Tolkien (aliás, finalmente entendi para onde Frodo vai ao final do último filme!! Ele está indo para Valinor, a terra sagrada dos Valar! Não sei se isso é dito no último livro mas ainda não o li. Até agora apenas Silmarillion, Hobbit e Senhor dos Anéis Vol. I e II. Hum...apenas?).
Resolvi escrever algo sobre isso, mas não fazia idéia do que.
Então PhD sugeriu que eu escrevesse sobre as raças existentes.
Bom...pode não ser algo tão interessante e é só procurar um livro de RPG que você achará essas informações. Mas tentarei juntar dados do livro de RPG e dos próprios livros do Tolkien.
Para aqueles que querem saber sobre isso sem gastar dinheiro ou tempo indo até uma livraria ou procurando para download, aí vai.

SÁBIO OU MAGO

“Sábios são muito respeitados por membros de todas as raças. São donos de uma sabedoria e nobreza admiráveis e de um conhecimento invejável. Apesar disso, não usam esse conhecimento com egoísmo, muito pelo contrário, são conhecidos por seus valorosos conselhos e por sua postura imponente perante as forças sombrias. São raros os Sábios que se desviam de suas condutas pois são fortes de vontade e difíceis de se corromper, sem dúvidas são eles quem os servos das sombras mais temem. Eles conhecem a magia como ninguém na Terra Média e dentre os conjuradores são os melhores. Raramente partem em combate aberto embora com ajuda de sua magia se tornem poderosos guerreiros quando precisam.
Alguns gostam de andar pela Terra Média para sempre estarem por dentro dos passos do i
nimigo ou simplesmente para aumentarem o seu conhecimento e experiência, outros preferem se estabelecer em locais específicos se tornando líderes ou conselheiros.
Na Terra Média: essa é uma classe capaz de conjurar magias, portanto apenas Elfos (ou criaturas mais poderosas) podem ser Sábios. A maioria deles estão entre os Noldor que ainda restam na Terra Média e talvez alguns entre os Sindar. Seria difícil (mas não impossível) encontrar um Sábio entre os Elfos Silvestres. Existem ainda menos Sábios do que Naturalistas na Terra Média.”
Livro de RPG de Senhor dos Anéis

“Exatamente quando as primeiras sombras foram percebidas na Floresta das Trevas, surgiram no oeste da Terra-média os istari, que os homens chamavam de Magos. Na época ninguém sabia de onde eles eram, à exceção de Círdan dos Portos; e apenas a Elrond e a Galadriel ele revelou que haviam chegado pelo Mar. Daí em diante, porém, dizia-se entre os elfos que eles eram mensageiros enviados pelos Senhores do Oeste para contestar o poder de Sauron, se ele voltasse a se erguer, e para influenciar elfos, homens e todos os seres vivos de boa vontade para com atos corajosos. Apareceram com o aspecto de homens, velhos porém vigorosos, e mudavam pouco com o passar dos anos, só envelhecendo com vagar, embora grandes preocupações pesassem sobre eles.
(...)
E os povos da Terra-média lhes davam muitos nomes, pois seus nomes verdadeiros eles não revelavam. De maior projeção entre eles eram os que os elfos chamavam de Mithrandir e Curunír, mas a quem os homens no norte davam os nomes de Gandalf e Saruman. Desses, Curunír era o mais velho e o que chegara primeiro; e depois dele vieram Mithrandir e Radagast, bem como outros dos istari que passaram para o leste da Terra-média e não entram nestas histórias. Radagast era amigo de todos os bichos e pássaros; mas Curunír ficava principalmente entre os homens, sua fala era suave e ele era habilidoso em todos os segredos da arte de forjar. Em deliberações, Mithrandir era mais íntimo de Elrond e dos elfos. Perambulava muito pelo norte e pelo oeste, e nunca em terra alguma teve morada permanente. Já Curunír viajou para o leste; e, quando voltou, foi morar em Orthanc, no Círculo de Isengard, que os númenorianos construíram no período de seu poder.”
Silmarillion (página 381-382)

Curunír, ou Saruman, era um mago bom como puderam ler, mas passou tempo demais estudando as artes de Sauron na esperança de derrotá-lo e agora o invejava. Dessa forma sua mente voltara-se para coisas sinistras e tornara-se um traidor.

Bem, espero que tenham gostado. A última parte eu resumi do livro porque era muita coisa para escrever apenas para dizer que Saruman ficara mal.
Então é isso aí...
Au Revoir e até a próxima postagem.

3 comentários:

PhD disse...

Ótima matéria, PF, fico imaginando como eram os outros magos.

? disse...

Não entendo mt coisa de Senhor do Anéis... Mas legal >.</

PurpleFoot disse...

pena q não acho mt informação sobre outros magos...
se encontrar eu faço um post extra!

Postar um comentário