Hobbits


“Os primeiros relatos dos Hobbits datam de aproximadamente 1050 da Terceira Era do Sol quando dizem que eles viveram com os homens do norte de Anduin entre as Montanhas Sombrias e a Floresta Verde (mais tarde rebatizada de Floresta das Trevas) que nesta época foi habitada por uma sombra sinistra. Com isso vários clãs de Hobbits assustados atravessaram as montanhas e entraram em Eriador, esses em sua grande maioria eram pés-peludos. Por volta de 1150 chegaram a Eriador os cascalvas, pelas passagens de Valfenda; os grados chegam pelo Passo do Chifre Vermelho e mudam-se para o Ângulo ou para a Terra Parda.
Passados vários anos orcs proliferaram nas Montanhas Sombrias e atacaram os anões; os Nazgûl reapareceram. Angman se agitou ao norte. Então a maioria dos Hobbits migraram para o oeste (1300) e muitos destes se fixaram em Bri. Foi nestes tempos que os Hobbits aprenderam suas letras e começaram a escrever da maneira dos Dúnedain e nessa época eles também esqueceram todas as línguas anteriormente e passaram a falar a Língua Geral, o Westron. Mesmo assim preservaram algumas palavras próprias bem como seus próprios nomes de meses e dias além de uma grande quantidade de nomes de pessoas.
Algum tempo depois, no ano de 1601os irmãos cascalvas Marcho e Blanco conseguem permissão do rei de Gondor, Argeleb II em Fornost e partem de Bri para oeste cruzando o rio Baranduin acompanhados de muitos hobbits; pegam toda terra além da Ponte dos Arcos entre o rio e as Colinas Distantes para morar. A terra se estendia por 120 milhas desde as colinas distantes até a ponte do Brandevin e por 150 milhas dos pântanos do norte até os charcos do sul. Essa terra foi chamada de Condado e se teve o inicio do Registro do Condado, pois o ano em que cruzaram o rio Brandevin (assim rebatizado pelos hobbits) se tornou o Ano Um do Condado e todas as datas posteriores para eles se baseiam nesta.
Personalidade: São um povo discreto que apreciam a paz e a tranqüilidade além de uma boa terra para ser cultivada. Nunca conseguiram entender ou gostar de máquinas mais complicadas que um fole de forja, um moinho de água ou um tear manual embora sejam habilidosos com ferramentas. A maioria deles evita e se sentem intimidados pelas “pessoas grandes”. Tem ouvidos agudos e olhos perspicazes e mesmo muitos tendo uma barriguinha acumulada seus movimentos são ágeis. Possuem desde sempre a arte de
desaparecer rápida e silenciosamente quando não querem ser vistos; desenvolveram essa habilidade a tal ponto que muitos pensam que é magia (embora não seja, pois nenhum hobbit possui qualquer habilidade mágica).
No Condado gostavam de se vestir com cores vivas dando preferência ao verde e amarelo, mas raramente se vê um hobbit usando sapato seja no Condado ou fora dele, pois seus pés tinham solas grossas como couro. Eles riam, bebiam e comiam freqüentemente e com entusiasmo gostando de brincadeiras a qualquer hora e também de cinco refeições por dia. Eram hospedeiros e adoravam festa e presentes que ofereciam sem reservas e aceitavam com gosto.
Descrição Física: São um povo pequeno: sua altura é variável indo de 60cm a 1m e 20cm; raramente chegavam a 1 metro e meio.
Relações: No geral os hobbits não mantém muitas relações com outras raças, principalmente aqueles que vivem no Condado. Mas seja entre elfos, anões ou humanos é característica da grande maioria dos hobbits conviver bem com todo mundo onde estiverem.
Tendência: Existe entre os hobbits grandes vínculos de família, um aspecto leal. Além disso, estando isolados num lugar de paz e tranqüilidade muitos podem ter se distanciado do mundo que os cercam a ponto de não se preocupar com o que acontece nele (um aspecto neutro) ou então podem ter sidos influenciados pela paz e natureza ficando mais gentis e acolhedores (um aspecto bom). Poucos são aqueles com aspecto mau em suas tendências e menos ainda com aspecto caótico, os hobbits nunca se sentiram confortáveis com mudanças.”
Livro RPG de Senhor dos Anéis

“Pequenos – tradução de Periannath (hobbits)”
Glossário de Silmarillion. (grande informação, não?)

“...o que é um hobbit? Imagino que os hobbits requeiram alguma descrição hoje em dia, uma vez que se tornaram raros e esquivos diante das Pessoas Grandes, como eles nos chamam. Eles são (ou eram) um povo pequeno, com cerca de metade da nossa altura, e menores que os anões barbados. Os hobbits não têm barba. Não possuem nenhum ou quase nenhum poder mágico, com exceção (e é aqui que há um paradoxo com o que foi dito no livro de RPG sobre isso não ser magia. Mas descobri que esse “erro” foi causado pelo próprio Tolkien que, em Senhor dos Anéis Volume I, diz que “para os homens ela pode parecer magia” – Prólogo) daquele tipo corriqueiro que os ajuda a desaparecer silenciosa e rapidamente quando pessoas grandes e estúpidas como vocês e eu se aproximam de modo desajeitado, fazendo barulho como um bando de elefantes, que eles podem ouvir a milhas de distância. Eles têm tendência a serem gordos no abdome; vestem-se com cores vivas (principalmente verde e amarelo), não usam sapatos porque seus pés já têm uma sola natural semelhante a couro, e também pêlos espessos e castanhos parecidos com os cabelos da cabeça (que são encaracolados); têm dedos morenos, longos e ágeis, rostos amigáveis, e dão gargalhadas profundas e deliciosas (especialmente depois de jantarem, o que fazem duas vezes por dia, quando podem).”
O Hobbit (página 2).





Não tirei nenhuma informação do Senhor dos Anéis porque todas as informações dadas pelo livro de RPG foram retiradas de lá (percebi quando fui dar uma lida para criar o post).
E ainda bem porque era muita coisa.
Coloquei só o que achei necessário saber...
Talvez eu faça um outro texto sobre hobbits descrevendo as famílias. Mas ainda pensarei no caso. Esse é o motivo de não colocar “parte 1” nesse.
Espero que tenha sido útil.
Au Revoir!

3 comentários:

PhD disse...

Eu leio tudo, entendo tudo, mas só consigo pensar "será que as 'hobbitetes' depilam os pés?...." XD

PurpleFoot disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
hum....eles poderiam vender no mercado negro os pelinhos do pé...
aposto que iam ganhar uma boa nota
mas a minha duvida nem eh essa...
minha duvida eh: eles LAVAM aqueles pelos BEM LAVADOS? pq dps daquela loooonga viagem em senhor dos aneis acho q tinha sujeira p/ td vida >.<

PhD disse...

Putz, com certeza. Agora iamgian a quantidade de sujeira na barba do Gimli, Gandalf e Saruman juntos.

Só a do Gandalf, velha do jeito que é, já deve possuir um ecossistema complexo e equilibrado. XD

Postar um comentário